"Tudo leva a crer que foi falha mecânica", diz delegado sobre investigação em ônibus da UFSM; defesa do motorista se pronuncia

Foto: Cris Thomé (Prefeitura de Imigrante)

A principal linha de investigação da Polícia Civil sobre o acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que deixou sete mortos, é de uma possível falha mecânica no veículo, até o momento. Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, na Rádio CDN (93,5 FM), na tarde desta segunda-feira (7), o delegado José Romanci Reis, da DP de Teutônia, responsável pelo caso, falou sobre a coleta de depoimentos do motorista e dos passageiros. A perícia no veículo ainda não foi realizada.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– O que é apurado até o momento é o delito de homicídio culposo de trânsito e lesões corporais culposas. Tudo leva a crer que foi falha mecânica, mas isso deverá ser verificado por meio da perícia, para ter certeza – afirma o delegado.


O motorista do ônibus e outras testemunhas irão prestar depoimento nesta terça-feira (8). Já os passageiros devem ser ouvidos na quarta-feira (9), em Santa Maria. Ao total, a Polícia Civil pretende ouvir 24 pessoas. 


Reis conta que motorista do ônibus foi ouvido de forma preliminar pela Polícia Civil:

– Ele disse que um colega de serviço, quando entregou o ônibus para ele, se referiu ao mau estado dos freios, que os freios não estavam muito bons. O que pode ter acontecido é que eles não tenham noção da  gravidade do problema dos freios e mesmo assim tenham se arriscado a fazer a viagem com o ônibus.


Segundo o delegado, essa conversa com o motorista teria sido gravada e será incluída nos autos do processo:


– Segundo ele (motorista), não houve nenhum problema até a descida, próximo de Imigrante. Mas a gente não sabe ainda se esse problema ocorreu durante a descida ou se já havia um problema anterior que se agravou. Ou se nada disso ocorreu e foi simplesmente uma falha humana também, isso teremos que investigar. Vamos ter que apurar isso no decorrer das investigações.

Confira a entrevista na íntegra:


Perícia no ônibus ainda não foi realizada

O ônibus, um Volkswagen com carroceria Comil, para 40 passageiros, fabricado em 2006, teria 19 anos de uso. Segundo o delegado, está no depósito do Detran em Lajeado. O delegado contou que a perícia mecânica realizada IGP, prevista para esta segunda, ainda não foi realizada por causa da chuva:


– Apresentamos os quesitos e estamos aguardando o IGP efetivar a perícia. Deverá ser feita ainda nesta semana, o mais rápido possível.


A perícia mecânica deve analisar diversos aspectos do veículo, como a situação dos freios, os cintos e a qualidade dos pneus, por exemplo. O tacógrafo do ônibus já foi retirado pelo IGP e está em análise.


Posicionamento da defesa 

A defesa do motorista, que já teve alta hospitalar, se pronunciou novamente nesta segunda-feira. Questionada sobre fala do delegado, afirmou que "desconhecemos essa informação que teria sido falada pelo motorista" e que "ele ainda nao prestou nenhum esclarecimento formal." Ainda reforçou que todas provas e esclarecimentos serão prestados ao delegado no dia da oitiva. 


Confira a nota na íntegra:

"A defesa do motorista envolvido no acidente ocorrido nesta sexta-feira (4), na RSC-453, em Imigrante (RS), informa que ele tem total interesse em colaborar com as investigações.

Conforme elementos preliminares apurados, a tragédia teria sido causada por uma falha mecânica no sistema de freios do ônibus universitário, circunstância que fugiu ao controle do condutor.

Acreditamos na seriedade e na competência das autoridades responsáveis pela apuração dos fatos, e temos plena confiança de que, ao final do inquérito, restará demonstrado que o motorista agiu da única forma possível diante da situação emergencial. Segundo relatos de passageiros, ele chegou a orientar que todos utilizassem o cinto de segurança instantes antes da saída de pista — atitude que contribuiu para a redução dos ferimentos e evitou um desfecho ainda mais trágico.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, mesmo ferido, o motorista solicitou apenas um curativo compressivo para que pudesse prestar auxílio aos demais envolvidos no acidente. Ele confirma esse relato e, embora tenha recebido alta hospitalar, encontra-se profundamente abalado emocionalmente.

Por fim, expressamos nossa solidariedade às vítimas, seus familiares e a toda a comunidade afetada por esse lamentável episódio. FILIPE TRELLES, MARCELA WEILER, GIUSEPPE MARAGALHONI"


UFSM suspende todas as viagens com veículos da instituição

Todas as viagens e visitas técnicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizadas com veículos próprios da instituição foram canceladas após o acidente que envolveu um de seus ônibus, na última sexta-feria (4), e deixou sete vítimas fatais. A medida emergencial foi tomada para que a frota seja revisada, indica o reitor Luciano Schuch. A análise do histórico de viagens e possíveis reclamações anteriores serão reunidas para uma sindicância interna. 


​A revisão pretende verificar as viagens anteriores do ônibus, possíveis ocorrências registradas, a frequência e resultado das manutenções. Schuch adiciona que dados sobre a experiência do motorista terceirizado, por exemplo, também serão coletados. A universidade ainda espera os laudos dos órgãos responsáveis que avaliam o acidente. As informações serão utilizadas para a sindicância interna da UFSM. Leia a matéria completa neste link. 


O acidente

Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na tarde de sexta-feira (4), e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou neste sábado (5) a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.


No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. Uma das teorias da causa do acidente seria falha nos freios. 


As despedidas das vítimas fatais Dilvani HochFátima Eliane Riquel CopattiFlavia Marcuzzo DottoJanaina FinklerMarisete MaurerPaulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas no sábado em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada no domingo (6), em Passo Fundo.


Leia mais:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem tenta agredir vítima com facão, faca e machado, mas é desarmado e ferido Anterior

Homem tenta agredir vítima com facão, faca e machado, mas é desarmado e ferido

Motorista é preso com 10 quilos de drogas após ter de parar o carro devido a um pneu furado Próximo

Motorista é preso com 10 quilos de drogas após ter de parar o carro devido a um pneu furado

Polícia/Segurança